sexta-feira, 23 de março de 2012

Cultura Afro-brasileira e ojovem estudante - uma reflexão

Trabalhar a cultura afrobrasileira na escola, pode se tornar um atrativo se a proposição for através da música ou da arte, uma questãoque o adolescente aprecia muito.Os adolescentes sempre seguiram tendências apresentadas por seus ídolos - pode ser na roupa, na cor do cabelo, no tipo de alimentação, nas músicas etc. Por que não incentivar que sigam os exemplos mais solidários, dos professores, de ongs etc..?
Saindo do campo da história da África e direcionando o foco para a cultura Afro-brasileira, os professores dispõem de diversos mecanismos para a aplicação da Lei 10639/2003. Os livros didáticos estão em constantes revisões e atualizações para fortalecer e apresentar conteúdos que antes eram abordados superficialmente. Não foi alcançado o ideal de conteúdo e nunca será, pois o livro é apenas uma ferramenta de apoio. Ao educador é permitido o papel de autor e como tal, o próprio pode e deve produzir material
pedagógico de apoio para as questões não abordadas, ou que são mal abordadas no livro didático usado pela escola. (Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1.12 10)
A cultura Afro-brasileira está presente em toda a nossa trajetória de formação de nação. O Brasil foi o país que mais recebeu escravos africanos e, após a abolição, a luta pelo reconhecimento na sociedade tem sido incessante. Falar em uma cultura Afro-brasileira implica abordar as lutas sociais, a miscigenação, a discriminação, o sincretismo e a contribuição cultural de um modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário